A importância do cálculo previdenciário antes de requerer a aposentadoria

Isabella Costa Advocacia

Nathalya Silva

2021-04-04 1 min read

Atenção Trabalhadores Marítimos! 🛳
Separamos algumas informações importantes para iniciar o pedido de aposentadoria .

O primeiro passo é a realização do Cálculo Previdenciário em que serão observados os períodos embarcados até o ano de 1998, para o cômputo do ANO MARITIMO.

Depois será analisado o Perfil Profissiográfico Previdenciário - PPP, que deve ser fornecido pelas empresas marítimas, offshore e do setor petroleiro, no ato da demissão ou por requerimento do Trabalhador, em que será computado o tempo especial.

Durante a análise do PPP será verificado se a empresa considera os níveis de enquadramento para aposentadoria especial e, estando em conformidade, será verificado se o maritimo atingiu os 25 anos em atividade especial.

Caso o marítimo não atinja os 25 anos de atividade especial será feita a conversão do tempo especial em tempo de contribuição, verificando também a incidência do fator previdenciário devido à idade, e analisando o valor da aposentadoria que será recebida.⠀

Os documentos fundamentais são:
👉CNIS (extrato analítico do INSS);
👉CIR (até dezembro/98);
👉CTPS completas;
👉PPP’s;
👉CERTIDÃO de tempo de serviço da Marinha ou serviço militar.⠀

O escritório Isabella Costa Advocacia conta perfil internacional, que atende as demandas de alto nível e em conformidade com as exigências do mercado.